Por que o cigarro e a bebida são os principais
fatores de risco para o câncer de laringe?

Tanto o fumo quanto o álcool contêm substâncias altamente irritantes da mucosa. No caso do cigarro, a queima da celulose é ainda pior do que a nicotina e o alcatrão. Após fumar alguns, ocorre uma parada do movimento ciliar que limpa as impurezas da mucosa da laringe, passando a irritar os tecidos. Assim, fica aberto o caminho para o desenvolvimento de lesões (malignas, caso o fumante tenha predisposição ao câncer, obviamente).

Quanto a bebidas alcoólicas, irritam a mucosa laríngea. A associação de álcool e fumo é muito comum nos casos de câncer de laringe.

http://www.abcancer.org.br/

Qual a relação do papilomavírus com o câncer do colo do útero?

Qualquer tipo de câncer se origina a partir de alterações celulares, cujas causas ainda não são totalmente esclarecidas. Sabe-se que existem fatores de risco que aumentam as possibilidades do desenvolvimento do câncer de colo de útero, assim como:

- Início de atividade sexual precoce.
- Gravidez na adolescência.
- Muitos parceiros sexuais.
- Parceiros com múltiplas parceiras.
- Infecção por Papilomavírus (HPV).

A infecção por Papilomavírus Humano (HPV), é uma doença sexualmente transmissível, e está associada a lesões pré-malignas, que se não tratadas adequadamente, podem desencadear câncer do colo de útero. Por este motivo, toda mulher sexualmente ativa deve procurar anualmente um ginecologista para realizar exames preventivos de câncer ginecológico, sobretudo o Papanicolau.

Centro de Medicina Diagnóstica Fleury

O que é o sarcoma de partes moles


Neoplasia que surge primariamente dos tecidos conectivos: fibroso, adiposo e muscular. O rabdomiossarcoma é o tipo de sarcoma de partes moles mais comum em crianças de 0 a 14 anos. Outros tipos de sarcoma de partes moles são mais raros entre crianças e se desenvolvem mais em adolescentes.
São eles: sarcoma sinovial, fibrossarcoma, fibrohistiocitoma maligno, lipossarcoma, leiomiossarcoma, angiossarcoma, condrossarcomas, entre outros.

http://www.abcancer.org.br/

Gastrite crônica e esofagite podem se transformar em câncer?

Existem evidências de que vários fatores são importantes no desenvolvimento do câncer, entre eles:

- etilismo (álcool) e tabagismo, ingestão de compostos nitrosos e de alimentos contaminados por fungos;
- deficiência de micro elementos na alimentação, principalmente de zinco e de molibdênio;
- presença de megaesôfago, síndrome de Plummer-Vinson, acalásia, esofagite cáustica e esôfago de Barrett.

No caso de câncer de estômago tem-se como HIPÓTESE, estágios seqüenciais de gastrite crônica, atrofia, metaplasia intestinal e displasia. Os estágios iniciais de gastrites e atrofias têm sido vinculados à ingestão excessiva de sal e à infecções por Helicobacte pylori.

http://www.abcancer.org.br/

Charutos e cachimbos provocam menos câncer de pulmão que cigarros comuns?

Tanto os cigarros como os charutos e fumo para cachimbos consistem em folhas de tabaco secas, além de outras substâncias. Mais de 4.000 já foram identificadas no tabaco e na sua fumaça, sendo que dentre elas, 43 são comprovadamente cancerígenas. Como há mais fumantes de cigarros do que de charutos e cachimbos, a ocorrência de câncer por cigarro é maior, mas charutos e cachimbos são igualmente perigosos.

http://www.abcancer.org.br/

O tabaco causa apenas câncer de pulmão?

O hábito de fumar é a principal causa do câncer de pulmão, laringe, faringe, cavidade oral e esôfago. Também contribui para o surgimento do câncer de bexiga, pâncreas, útero, rim e estômago, além de algumas formas de leucemia.

http://www.abcancer.org.br/

Exposição a forno de microondas pode provocar câncer?

As microondas não tornam o alimento radioativo, nem apresentam risco de exposição à radiação quando usadas de acordo com as instruções. A exposição a altas doses de radiação por microondas pode ocasionar queimaduras ou cataratas nos olhos, mas a pequena quantidade que pode vazar de um forno caseiro não causa problemas.

http://www.abcancer.org.br/

Telefone celular pode produzir câncer, particularmente no cérebro?

Telefones celulares emitem doses pequenas de radiação eletromagnética. Até o momento, as pesquisas conduzidas para determinar a relação dessa radiação com o aparecimento de câncer não mostraram nenhuma evidência de que isso ocorra, mas o assunto permanece controverso e mais estudos são necessários para se chegar a uma conclusão.

http://www.abcancer.org.br/

Pessoas da raça negra ou muito morenas não correm risco de ter câncer de pele?

Qualquer pessoas pode ter câncer de pele, embora aquelas com maior concentração de melanina na pele, como os negros, apresentam menor incidência da doença. Mesmo assim, todos devem proteger-se do sol usando chapéus e filtros solares adequados.

http://www.abcancer.org.br/

© Copyright 2011 - ONCOCAMP - Clinica de Oncologia Diag.e Terap. SC Ltda. - Rua Pe. Joaquim Gomes, 149 - Jd. Guanabara - Campinas - SP